top of page
  • Foto do escritorSMUSH Smart Mushrooms

Reishi, o Rei dos antioxidantes

Atualizado: 26 de out. de 2023


O cogumelo Reishi é um ingrediente popular devido aos seus potenciais benefícios para a saúde. Este cogumelo tem uma longa história de uso na medicina tradicional chinesa e ganhou atenção nos últimos anos por seu potencial de apoiar a saúde e o bem-estar geral.


Um dos benefícios mais conhecidos do Reishi são suas poderosas propriedades antioxidantes. O reishi contém compostos chamados triterpenos, que demonstraram ter atividade antioxidante. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, que são moléculas que podem danificar as células e contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas. Estudos demonstraram que o Reishi tem maior atividade antioxidante do que vários outros cogumelos medicinais, tornando-o um ingrediente poderoso para a saúde em geral.


Na medicina tradicional chinesa, o Reishi é muitas vezes referido como o "cogumelo da imortalidade" devido aos seus potenciais efeitos de promoção da longevidade. Embora sejam necessárias mais pesquisas para entender completamente os benefícios potenciais do Reishi para a saúde, estudos mostraram que ele pode trazer benefícios potenciais para o sistema imunológico, a saúde do fígado e o bem-estar mental.


Outro benefício do Reishi é seu potencial para ajudar a apoiar a saúde do coração. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology descobriu que o extrato de Reishi ajudou a reduzir os níveis de colesterol em ratos. O colesterol alto é um fator de risco para doenças cardíacas, portanto, reduzir os níveis de colesterol pode ser um passo importante para manter a saúde do coração.


Assim, conforme estudos, o cogumelo Reishi é um ingrediente poderoso com uma longa história de uso tradicional na China e potenciais benefícios à saúde. Suas propriedades antioxidantes, potencial para apoiar a saúde e o bem-estar geral e benefícios potenciais para a saúde do coração o tornam um ingrediente versátil que pode ser uma adição valiosa a qualquer regime de suplemento.






Ferreira, I. C. F. R., Heleno, S. A., Reis, F. S., Stojkovic, D., Queiroz, M. J. R. P., Vasconcelos, M. H., & Sokovic, M. (2015). Chemical features of Ganoderma polysaccharides with antioxidant, antitumor and antimicrobial activities. Phytochemistry, 114, 38–55. doi:10.1016/j.phytochem.2014.10.0


Wang, W.; Zhang, Y.; Wang, Z.; Zhang, J.; Jia, L. Ganoderma lucidum polysaccharides improve lipid metabolism against high-fat diet-induced dyslipidemia. J. Ethnopharmacol. 2023, 309, 116321.


Jiao, J.; Yong, T.; Huang, L.; Chen, S.; Xiao, C.; Wu, Q.; Hu, H.; Xie, Y.; Li, X.; Liu, Y.; et al. A Ganoderma lucidum polysaccharide F31 alleviates hyperglycemia through kidney protection and adipocyte apoptosis. Int. J. Biol. Macromol. 2023, 226, 1178–1191.


Shao, W.; Xiao, C.; Yong, T.; Zhang, Y.; Hu, H.; Xie, T.; Liu, R.; Huang, L.; Li, X.; Xie, Y.; et al. A polysaccharide isolated from Ganoderma lucidum ameliorates hyperglycemia through modulating gut microbiota in type 2 diabetic mice. Int. J. Biol. Macromol. 2022, 197, 23–38.

24 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page